ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAPOEIRA VELOZ FUNDADA EM 15 DE NOVEMBRO 2004.

Descendendo da Associação de Capoeira Terra Firme, do nosso presidente de honra, Mestre Hulk, o Capoeira Veloz tem como principal objetivo resgatar as tradições da capoeira carioca de raiz.
O grupo conta hoje em dia com filiais em 4 países: Espanha , Hawaii - EUA, Colômbia e Cingapura.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Desporto ou cultura ?

A 8ª Turma Especializada do TRF-2ª Região decidiu manter sentença da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que considerou que a Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro e suas filiadas não têm a obrigação de registrar-se no Conselho Federal de Educação Física – Confef. A decisão foi proferida no julgamento de apelação cível apresentada pelo órgão fiscalizador contra a sentença de 1o grau, que já havia sido favorável à Federação de Capoeira do Rio.

O Confef alegou, nos autos, que a capoeira seria um desporto, “sendo as atividades de desporto de competência do profissional de Educação Física”. Além disso, o Conselho Federal afirmou que a decisão de 1a Instância a impede de exercer seu poder de polícia e com isso deixa a sociedade “à mercê de profissionais despreparados e desqualificados”.

No entanto, de acordo com o entendimento do relator do processo no TRF, desembargador federal Poul Erik Dyrlund, a Resolução 46/2002 do Confef “extrapolou a definição legal, pois pretendeu incluir na definição legal do profissional de Educação Física atividades desvinculadas da específica educação do corpo, objetivando abarcar atividades cujo propósito é distinto, como as artes marciais e dança”.

O magistrado também ressaltou em seu voto que “a exigência de inscrição e curso de nivelamento dos profissionais que ministram aulas de artes marciais para competição viola o livre exercício profissional”.

2 comentários:

  1. Show de bola esa matéra.....era uma das minhas Dúvidas do pq a capoira não é um esporte que vemos na olimpiadas ou em panamericanos e etc VAleu pela cultra espantalho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal msm essa matéria!
    bjocas

    ResponderExcluir