Para o caso de alguem se interessar em criar uma associação cultural, seguem as informações básicas e necessárias para o objetivo.
a) Uma assembléia com os interessados. Devem haver no mínimo 12 (presidente,
vice, tesoureiro, segundo tesoureiro, secretario, segundo secretario, 3 conselheiros e 3 suplentes de conselheiros).
b) Na assembléia elege-se um presidente de mesa e um
secretário de mesa, para lavrar a ata, não serão necessariamente o presidente
e secretarios da associação.
c) Na assembleia define-se a criação da associação.
Vota-se nas chapas que se apresentarem, ou pela indicacão dos cargos.
Normalmente isto já esta definido.
d) Na ata indica-se os eleitos e de imediato se concede posse a cada um deles.
e) Registra-se a ata em cartório para ter validade legal.
f) Na assembleia cria-se o estatuto, ou lê-se algum já previamente preparado.
g) Com a ata e o estatuto, pode-se registrar a asscoiação.
O estatuto deve ser assinado por advogado credenciado.
Os componentes da diretoria (presidente, vice etc.) precisam apresentar seus documentos.
Acredito que simplificadamente é isto.
Qualquer dúvida consultar o site da receita federal.
http://www.receita.fazenda.gov.br/
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acredito que o mais dificil nisso tudo seja escolher o presidente.
ResponderExcluirAcredito na real q seja encontrar os dados no site da rf
ResponderExcluirPor eu quero cria uma associação de capoeira porque assim fica mais fácil de ajudar as crianças
ResponderExcluir